O Grupo de Cavaquinhos nasce do interior da
Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Amonde, mais concretamente na
vertente cultural. Em meados do mês de Fevereiro de 1996 dá-se inicio à
escola de iniciação ao cavaquinho com elementos desde adolescentes, jovens e
adultos de tudo um pouco, sob orientação e ensino do Professor João Sá
conhecedor profundo desse instrumento muito querido em terras do Alto-Minho,
o cavaquinho.
Desta escola de iniciação ao cavaquinho, nasce
então o Grupo de Cavaquinhos de Amonde, que à seis anos tem levado o nome de
Amonde, Viana do Castelo e Portugal aos mais variados pontos deste País e
Estrangeiro, nomeadamente : Teatro de Sá Miranda (Viana do Castelo), Festa
Limiana da Casa do Concelho de Ponte de Lima (Monsanto Lisboa), Vieira de
Leiria, Feira de Artesanato (Porto), programa "Praça da Alegria" (RTP1) em
Agosto de 1999 e Janeiro deste ano de 2002, Vila de Conde, a vizinha Galiza,
Andorra - aos nossos compatriotas em Setembro de 2002, Festa do Avante em
Setembro de 2001, dezenas de actuações em festas e Romarias em todo o
Concelho e Distrito de Viana do Castelo, incluindo a Rainha das romarias nas
Festas da Agonia em Viana do Castelo e em 20 de Abril do corrente ano (2002)
em Alhos Vedros (Moita do Ribatejo), estes sãos os principais.
Este Grupo tem também no seu currículo dois
trabalhos discográficos já gravados, o primeiro em Janeiro de 1999 e o
segundo em Fevereiro de 2000, que estão disponíveis na Direcção desta
Colectividade ao preço de 4.00 € (Euros) a cassete e 7.50 €(Euros) o CD;
Esta é uma forma de angariação de fundos.
Os instrumentos utilizados por este grupo são:
cavaquinhos, dois acordeões, flautas, violas, bandolins, um bombo e vozes. |